Saiba tudo sobre o doce tipicamente francês que além de ser delicioso, carrega consigo histórias incríveis.

Madeleine é um doce tipicamente francês com a mistura de ovos, açúcar, farinha, fermento, manteiga derretida e raspa de limão, que depois é assada no forno brando, em formatos que lembram conchas. Mas o curioso mesmo é que sua origem tem diversas versões, aqui vamos contar um pouco sobre todas elas, e no final você confere a receita na íntegra, para fazer as famosas Madeleines em casa.

 A primeira história é o relato de alguns historiadores, segundo eles, em meados do século XVIII as freiras de um convento dedicado à Maria Madalena, vendiam bolinhos em formatos de concha para manter tanto o convento quanto suas creches. Quando os conventos e monastérios foram abolidos da França durante a Revolução Francesa as freiras venderam a receita aos confeiteiros da região, que passaram a produzir o doce e nomearam de madeleine em homenagem ao convento.

Já outras histórias do final do século XIX dizem que, a cada vez que um trem parava na pequena localidade de Commercy, os passageiros eram abordados por vendedoras ambulantes que ofereciam as madeleines. Esse comércio repetiu-se desde a inauguração da estrada pelo Imperador Napoleão III, em 1852, até 1939, durante a 2ª Guerra Mundial. A origem desse doce, no entanto, é bastante controversa, mas, para os estudiosos do assunto, uma coisa é certa: as madeleines surgiram para agradar Stanisław Leszczyński (1677-1766), soberano deposto da Polônia.

E ainda tem outras versões, como essa aqui falando que o bolinho tornou-se conhecido em 1755 após serem oferecidos em um jantar na corte do rei Stanislaw Leszczyński. Como os bolinhos que agradaram tanto a Stanislaw ainda não possuíam nome, seu genro Luís XV da França, casado com sua filha Marie, nomeou os bolinhos com o nome da confeiteira que os produziu: Madeleine Paulmier. Os bolinhos agora denominados de Madeleines de Commercy eram feitos caseiramente nos feriados festivos, e como uma solução muito eficiente para salvar um jantar desastroso. Levados então para a corte de Versailles, por Luis XV e Marie, criaram fama e se espalharam por toda a França.

 

Agora que você já sabe as diversas histórias sobre a origem do delicioso bolinho Madeleine, como prometido, aqui vai a receita:

Prepare e depois conte pra gente nos comentários se conseguiu fazer e diga se deu certo <3

 

Receita de Madeleines

100 g de manteiga + para um pouco para untar

1/4 da casca de limão siciliano ou verde  (ou outro sabor: baunilha, água de flor de laranja…)

2 ovos

120g de açúcar

100g de farinha

3g de fermento em pó

Pré-aqueça o forno a 220 graus.

Em uma panela pequena, derreta a manteiga em fogo baixo. À parte raspe a casca de 1/4 de limão.

Em uma tigela, bata os ovos e o açúcar até obter uma mistura espumosa. Adicione a farinha e o fermento peneirado, mexendo sempre. Despeje a manteiga devagar (para evitar deixar cair o soro de leite). Por fim, adicione as raspas de limão e misture bem.

Unte a forma de madeleine. Preencha com 2/3 da massa. Asse em forno a 220°C durante 5 minutos, em seguida, abaixe a temperatura para 200°C e cozinhe por 10-15 minutos.

Desenforme ainda quente e deixe esfriar antes de servir.

Curtiu?!

Então conte pra gente nos comentários qual é a outra receita você deseja ver aqui no nosso Blog.